Argamassa tixotrópica de alta resistência, fibrada para a reparação e proteção do betão, com base na tecnologia de nanosilanos. Classificação R4.
Composição
Produto à base de cimentos especiais, agregados selecionados e inibidor de corrosão, (silanos organofuncionais) e reforçado com fibras.
Caracteristicas e aplicações
Argamassa de reparação classe R4 conforme EN-1504-3
Argamassa de passivação conforme 1504-7
Argamassa para a proteção do betão conforme 1504-2
Reparação estrutural de betão, reparação de forjamentos, consolas, varandas, elementos decorativos,
cornijas, reparações estéticas, rampas, etc.
Forte aderência ao betão e ao aço enrugado.
Endurecimento rápido
Pintável decorridas 4 horas
Tixotrópico, sem descolagem nas aplicações em tetos.
Permeável ao vapor de água.
Impermeável
Boa resistência aos cloretos.
Resistente a ciclos de gelo-degelo.
Retração compensada para minimizar o risco de fissuração.
Alta resistência à carbonatação.
Resistente às intempéries.
Regeneração do betão.
Suportes
O suporte deverá estar saudável, limpo, isento de massas, óleos, pó e partes mal aderidas (resistência mínima à tração de 1,5 MPa).
Se for necessário, efetuar uma preparação do mesmo utilizando de preferência meios mecânicos e deixar a descoberto o betão saudável.
Os suportes absorventes devem ser previamente humedecidos até ficarem saturados, evitando-se o encharcamento. Aplicar MORCEMSEAL TUDO EM 1 depois de a superfície adquirir um aspeto mate.
Caso existam armaduras, deverão estar limpas de óxido, massas, óleos e outras partículas mal aderidas.
Se estiverem oxidadas, deve-se proceder à sua limpeza mediante jato de areia ou mediante escova de puas metálicas.
Modo de emprego
Mistura da argamassa:
Adicionar as 2/3 partes de água previstas e misturar progressivamente a totalidade do pó enquanto se vai mexendo. Posteriormente, adicionar a água restante e misturar durante mais 2 minutos. Não preparar mais material do que aquele que vai ser utilizado, durante 20 minutos (a +20ºC).
Aplicação:
Aplicar MORCEMSEAL TUDO EM 1 com colher de pedreiro, pressionando para garantir a aderência e compactar firmemente o material.
O MORCEMSEAL TUDO EM 1 pode ser aplicado em várias camadas, sendo a espessura mínima por camada de 4 mm. Em superfícies verticais podem-se aplicar espessuras de até 40 mm sem ajuda de cofragens.
Cura:
Proteger contra o vento, geadas e sol durante o endurecimento. Para se evitar a secagem excessiva, é conveniente que se tape a superfície mediante serapilheiras húmidas ou plásticos durante a sua cura.
A operação de cura é imprescindível em todos os casos.
Não adicionar à argamassa mais água do que a recomendada nem voltar a amassar
Não aplicar abaixo de 5ºC nem acima de 30ºC.
Não adicionar cimento, areia ou outras substâncias que possam afetar as propriedades do material
Os utensílios e ferramentas devem ser limpos com água imediatamente após a sua utilização, para se evitar o endurecimento do material, que deverá ser eliminado com meios mecânicos.
Consultar o Departamento Técnico para qualquer aplicação não especificada nesta Ficha Técnica.
Para todas as informações relativas à segurança no manuseamento, transporte, armazenamento e uso do produto, deve-se consultar a versão atualizada da Ficha de Segurança do produto.
Precauções e recomendações
Não adicionar à argamassa mais água do que a recomendada nem voltar a amassar.
Não aplicar abaixo de 5ºC nem acima de 30ºC.
Não adicionar cimento, areia ou outras substâncias que possam afetar as propriedades do material.
Em suportes expostos a circunstâncias excecionais, recomenda-se a utilização da ponte de aderência em base epóxi IMPLAREST EP.
Os utensílios e ferramentas devem ser limpos com água imediatamente após a sua utilização, para se evitar o endurecimento do material, que deverá ser eliminado com meios mecânicos.
Em reparações comprometidas ou com agressividade ambiental, deve-se consultar o departamento técnico.
Consultar o Departamento Técnico para qualquer aplicação não especificada nesta Ficha Técnica.
Para todas as informações relativamente à segurança no manuseamento, transporte, armazenamento e uso do produto, deve-se consultar a versão atualizada da Ficha de Segurança do produto.
Em aplicações manuais, compactar firmemente entre camadas; em zonas de difícil compactação, recomendamos a aplicação mediante processos mecânicos.
Para mais informações relativamente à preparação do betão ou das armaduras de aço, consultar as recomendações indicadas pela norma UNE – EN – 1504 – 10.
Quando aplicarmos a argamassa de reparação sem ponte de união, o suporte de betão deve estar rugoso, limpo e bem humedecido previamente, mas a superfície deve estar livre de água no momento da aplicação, ou seja, o suporte não deve estar encharcado. A argamassa de reparação deve ser aplicada fazendo com que penetre no suporte previamente preparado e deve compactar-se evitando a inclusão de ar para a obtenção das resistências necessárias e para que se protejam as armaduras da corrosão.