Calda Bordalesa Azul
Pó molhável com 20% (p/p) de cobre, sob a forma de sulfato de cobre e cálcio (mistura bordalesa),
A CALDA BORDALESA VALLÉS é um fungicida inorgânico com cobre, de superfície, e com atividade preventiva. Inibe vários processos metabólicos, atuando em diversas enzimas.
Fungicida cúprico indicado para o combate aos míldios da videira, batateira, tomateiro e citrinos, aos pedrados da pereira e macieira, ao cancro da macieira, à gafa da oliveira, à lepra do pessegueiro e à pinta negra dos citrinos.
Videira Míldio (Plasmopar a vitícola) 1,25 - 2,0 kg/hl Realizar os tratamentos de acordo com o Serviço Nacional de Avisos Agrícolas. Na falta deste, iniciar os tratamentos imediatamente após o aparecimento dos primeiros focos na região. Na sua ausência realizar o primeiro tratamento no estado 7-8 folhas. Os tratamentos seguintes deverão ser realizados quando as condições climatéricas favoreçam o desenvolvimento da doença. 7 dias Intervalo Segurança.
Citrinos Míldio (Phytophth ora citrophthor a) e queimado ou pinta negra (Pseudomo nas syringae pv. syringae) 1,25 - 2,5 kg/hl Realizar os tratamentos de acordo com o Serviço Nacional de Avisos Agrícolas. Na sua ausência, realizar os tratamentos no Outono quando se verificar um abaixamento da temperatura e surgirem as primeiras chuvas. Repetir com intervalos de 3-4 semanas enquanto o tempo decorrer frio e húmido. Normalmente 3 aplicações são suficientes. A primeira em meados de Novembro, a segunda em fins de Dezembro e a terceira em princípio de Fevereiro. As aplicações devem ser efectuadas pulverizando bem o tronco e abas da árvore 7 dias Intervalo Segurança.
Pereira Pedrado (Venturia pirina) e septoriose (Septoria pyricola) 1,25 - 2,5 kg/hl Realizar os tratamentos de acordo com o Serviço Nacional de Avisos Agrícolas. Na sua ausência, realizar um tratamento no estado de repouso vegetativo na concentração de 2,5 kg/hl. Para tratamento do pedrado, tratar de novo ao aparecimento da 7dias Intervalo segurança.
Macieira Pedrado (Venturia inaequalis) 1,25 kg/hl Realizar os tratamentos de acordo com o Serviço Nacional de Avisos Agrícolas. Na sua ausência, realizar um tratamento ao aparecimento da ponta verde das folhas. Nunca aplicar após o aparecimento da ponta verde das folhas. 7 dias Intervalo segurança.
Cancro (Nectria galligena) 1,25 – 2,5 kg/hl Realizar três tratamentos respectivamente ao início, meio e fim da queda das folhas. Em casos graves proceder a uma nova aplicação no entumescimento dos gomos com a concentração mais baixa.
Batateira Míldio (Phytophth ora infestans) 1,25 – 2,5 kg/hl Os tratamentos deverão ser realizados quando o tempo decorra chuvoso. 7 dias Tomateiro Míldio (Phytophth ora infestans) 1,25 – 2,5 kg/hl Realizar aplicações no viveiro e imediatamente após a transplantação e sempre que o tempo decorra chuvoso 7 dias Intervalo Segurança.
Pessegueiro Lepra (Taphrina deformans) 1,25 – 3,75 kg/hl. Realizar uma aplicação à queda das folhas, no Outono, com a concentração de 3,75 kg/hl. Repetir ao entumescimento dos gomos usando a concentração de 1,25 - 2,5 kg/hl. Se necessário mais tratamentos deverão ser feitos com produtos homologados para esta doença no decorrer do período vegetativo. 7 dias Intervalo Segurança.
Oliveira Gafa (Colletotric hum gloeosporio ides e Colletotrich 1 - 2 kg/hl Realizar um tratamento antes das primeiras chuvas outonais (meados de Setembro a meados de Outubro), o qual geralmente é suficiente. Se ocorrerem períodos de chuvas frequentes realizar um segundo 7 dias Intervalo Segurança.
Nunca aplicar durante a floração se esta decorrer com tempo frio e húmido (míldio da videira). Nunca aplicar após o aparecimento da ponta verde das folhas (macieira e pereira), nem da rebentação do pessegueiro. Na aplicação efectuada ao entumescimento dos gomos do pessegueiro, usar grandes volumes de calda, mas evitar pulverizações a altas pressões para não destacar os gomos. No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Numa vasilha juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar continuamente até obter uma pasta homogénea e sem grumos. Deitar esta pasta no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre. Evitar deixar a calda em repouso. um acutatum) tratamento passadas cerca de três semanas. Os usos indicados de seguida estão aprovados como utilizações menores. A eficácia e fitotoxidade resultantes destas utilizações menores são da inteira responsabilidade do utilizador do produto fitofarmacêutico. Kiwi Bacteriose (Pseudomo nas syringae) 0,75-0,833 kg/hl 3-5 Kg /ha Tratar durante a queda das folhas, após a poda de inverno e à rebentação. Realizar no máximo 3 aplicações, com intervalos de 15 a 30 dias. Volume de calda 400 a 600 L/ha. Castanheiro Cancro do castanheir o (Cryphonec tria parasítica) 0,6-1,2 kg/hl 6-12 kg/ha Tratar na primavera e outono. Nos tratamentos primaveris usar a concentração de 0,6 kg/hl, utilizando a concentração de 1 a 1,2 kg/hl nos tratamentos outonais. Realizar no máximo 3 aplicações, com intervalos de 15 a 30 dias. Se este produto for aplicado com tempo frio e chuvoso pode provocar fitotoxicidade. Volume de calda: 1000 L/ha.
LER O RÓTULO ANTES DA UTILIZAÇÃO Capacidade embalagens: 500 g / 5 kg / 25 kg