É um fungicida cúprico à base de sulfato de cobre previamente neutralizado com cal. Atua de forma preventiva, pelo que os tratamentos devem ser realizados antes da cultura ser atacada.
CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO: Sempre que existam Serviços de Avisos devem os tratamentos ser realizados de acordo com os conselhos por eles emitidos. Na sua falta seguir as seguintes indicações:
RECOMENDAÇÕES
Videira*
Míldio (1,25-2 kg/hl) Iniciar os tratamentos no estado de 7-8 folhas ou imediatamente após o aparecimento dos primeiros focos na região. Os tratamentos seguintes deverão ser realizados quando as condições climáticas favorecerem o desenvolvimento da doença. Não aplicar durante tempo frio e chuvoso, muito especialmente na Região dos Vinhos Verdes. Nunca aplicar durante a floração se esta decorrer com tempo frio e chuvoso.
Pereira, Macieira, Pedrado (1,25–2,5 kg/hl) - Realizar uma aplicação no estado de repouso vegetativo com a concentração mais elevada (apenas na pereira). Repetir ao aparecimento da ponta verde das folhas (estado D) usando a concentração mais baixa. Não aplicar após o aparecimento da ponta verde das folhas. Nas restantes aplicações recorrer aoDODIVAL, DOMARK, FERNIDE ou FUNGITANE.
Cancro (1,25–2,5 kg/hl) - Tratar no início, meio e fim da queda das folhas. Em casos graves repetir ao entumescimento dos gomos, usando a concentração mais baixa. Não aplicar após o aparecimento da ponta verde das folhas.
Citrinos - Míldio e Queimado ou Pinta negra (1,25–2,5 kg/hl) - Tratar no Outono, quando a temperatura baixar e surgirem as primeiras chuvas. Repetir a intervalos de 3-4 semanas enquanto o tempo decorra frio e húmido. Normalmente são suficientes 3 aplicações: meados de Novembro, fins de Dezembro e principio de Fevereiro. As aplicações devem ser efectuadas pulverizando bem o tronco e as abas das árvores.
Gomose (10,0–12,5 kg/hl) - Aplicar a pasta por pincelagem nas zonas necrosadas no inicio da Primavera. Aplicar somente depois de limpar a zona doente por raspagem até encontrar os tecidos sãos.
Batateira - Míldio (1,25–2,5 kg/hl) - Tratar sempre que o tempo decorra chuvoso.
Tomateiro - Míldio (1,25–2,5 kg/hl) - Tratar no viveiro e imediatamente após a transplantação e sempre que o tempo decorra chuvoso.
Oliveira
Gafa (1–2 kg/hl) - Realizar o primeiro tratamento antes da queda das primeiras chuvas outonais. Se as condições climáticas decorrerem favoráveis ao desenvolvimento da doença, repetir o tratamento passadas cerca de 3 semanas.
Pessegueiro - Lepra (3,75 kg/hl - à queda das folhas). (1,25-2,5 kg/hl - ao entumescimento dos gomos) Tratar à queda das folhas, no Outono e ao entumescimento dos gomos (fins do Inverno começo da Primavera). Os tratamentos seguintes devem ser feitos com FERNIDE.
Arroz - Algas (1,7 kg/hl) -Aplicar logo que se torne visível a formação de algas nos canteiros. A dose total a aplicar não deve ultrapassar os 8,5 kg/ha.
Framboesa - Míldio (1,25-2,5 kg/hl)
Amora - Míldio (1,25-2,0 kg/hl)
* Se este produto for aplicado com tempo frio e chuvoso pode provocar fitotoxidade
(1) Uso menor. A eficácia e fitotoxidade resultantes destas utilizações menores são da inteira responsabilidade do utilizador do produto fitofarmacêutico.
INTERVALO DE SEGURANÇA: 7 dias.
PRODUÇÃO INTEGRADA: Permitido.
MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO: Permitido.